Visita ao JBUC: “ Workshop de podas”, do projeto “Pais com a Ciência - Plantas que cheiram e que curam”

02-12-2014 15:25

    No âmbito do projeto "Plantas que cheiram e que curam", a Associação de Pais de Avelar e Chão de Couce participou no dia 29 de novembro no “Workshop de podas”, dinamizado pelo JBUC, 

atividade integrada na semana da Ciência e Tecnologia. Num sábado frio, mas com uma luz radiante, fomos recebidos pela Dr.a Aurora Moreira e pela Eng.ª Carine Azevedo, tendo sido a Eng.ª Carine a dinamizar o Workshop na sala da “Cultura Científica Doutor Jorge Paiva”.

    É bom referir que este projeto faz agora dois anos de atividades, tendo realizado quase uma dezena de sessões de formação organizadas pelo JBUC, para além de várias saídas de campo abertas à comunidade educativa. Permitiram aplicar junto dos alunos os kits “medir, crescer e colecionar”, e com eles passar a mensagem fundamental de aproximação ao maravilhoso mundo das plantas, onde é necessário começar por conhecê-las melhor para depois as proteger.

    Voltando a este workshop, poderemos definir a poda como a «arte de educar a planta» para o fim a que se destina e que «podar um árvore ou um arbusto» é um processo que, depois da primeira vez, é necessário «podar para sempre». A Eng.ª Carine Azevedo apresentou-nos muita informação sobre a melhor ferramenta a usar na poda, o tipo de crescimento das árvores, a melhor altura para se proceder à poda e várias situações práticas onde uma «poda errada» pode por em risco pessoas e bens. A este respeito referiu que existem ramos em “forquilha”, ou seja, dois ramos que derivam de um ponto da árvore e que devem ser podados logo no início, evitando que dezenas de anos mais tarde possam ser derrubados pelo vento devido à sua fragilidade, danificando casas, carros e pondo mesmo em risco a vida de pessoas.