Visita ao Jardim Botânico - “Podas de arbustos e árvores” e “uma visita guiada com percurso de descoberta pelo Jardim Clássico e Mata do JBUC"
Visita ao JBUC - 22 de fevereiro 2014
No dia 22 de janeiro, da parte da tarde, lá fomos para a visita de inverno ao Jardim Botânico neste ano de 2014, no âmbito do projeto Pais
com a Ciência. Depois de várias semanas de chuva, estava uma tarde soalheira e as magnólias do Jardim Botânico estavam lindas!
Nesta sessão estiveram presentes cerca de 150 pais, alunos, da APEE das escolas de Avelar e Chão de Couce, e educadores e professores para uma sessão sobre “Podas de arbustos e árvores” e “uma visita guiada com percurso de descoberta pelo Jardim Clássico e Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”. Desta vez, fomos recebidos pelas Dr.ªs Catarina Reis e Aurora Moreira, e pela Engª Carine Azevedo.
Já na sala da Cultura Científica Doutor Jorge Paiva, estivemos a receber formação sobre a “poda”. E uma boa definição de “poda” é esta: “arte e técnica de educar as plantas, de modo compatível com o fim a que se destinam”. Várias questões foram colocadas nesta sessão, as quais nos estimularam no sentido de pensar que as plantas são seres vivos que merecem mais respeito do que aquele que lhes é dado em muitas ruas, jardins, parques…
Agora, algumas questões e respetivas respostas que foram levantadas e respondidas:
- Qual é a parte da planta responsável pela sua alimentação? As folhas.
- Que mecanismo faz subir a água do solo até às folhas? A transpiração nas folhas.
- Qual a razão de existirem plantas que “perdem folhas” e outras não? Adaptação ao clima e ao solo.
- As plantas “cicatrizam as feridas”? Não, simplesmente recobrem a “ferida” com casca.
Na segunda parte desta sessão, tivemos conhecimento de várias ferramentas usadas na “poda” de arbustos e árvores - canivete de poda; tesouras; serrotes; serras;- para além de ter sido abordada qual é a melhor época para se fazer tal tarefa.
A formadora deu vários exemplos de como muitas vezes se cometem erros plantando árvores de grande porte em locais sem espaço para crescerem, o que mais cedo ou mais tarde é uma fonte de problemas para as casas, para os passeios e, quando existem temporais, podem originar acidentes, caso caiam. Por isso recomendou o bom senso na plantação de árvores e uma “poda” que eduque a planta, de acordo com o fim a que se destina.
No final desta sessão, estivemos no Jardim Botânico a observar o modo como se deve efetuar o corte na “poda”, usando uma tesoura.
A visita ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra realizou-se num formato diferente do habitual. Desta vez, os participantes na visita foram subdivididos em grupos de cerca de 30 pessoas, tendo sido distribuído um pequeno questionário, uma espécie de peddy-paper, que foi sendo solucionado pelos diversos pares de cada equipa durante o trajeto da visita.
O percurso iniciou-se junto da entrada principal do Jardim Botânico e, ao longo do percurso, fomos contactando com as mais variadas espécies existentes neste espaço. De realçar a força da figueira estranguladora, oriunda da Austrália; da beleza das magnólias em flor e do exotismo do bambuzal.
Cada grupo foi devidamente acompanhado por um elemento do Jardim Botânico, que durante a visita foi respondendo às mais diversas questões levantadas pelos participantes. A visita terminou junto do quadrado central, o local onde o Jardim Botânico começou a ser desenhado, tornando-se no espaço lúdico, mas sobretudo pedagógico que é hoje.
Foi sem dúvida uma tarde bastante interessante do ponto de vista educativo e que agradou não só aos graúdos, mas também aos miúdos que, durante o percurso, foram colocando as mais variadas questões. Ficamos, pois, aguardar novas iniciativas do género.