Formação sobre o Kit Crescer

22-05-2014 18:27
    Esta foi a última sessão de formação (17/5) que tivemos no JBUC sobre os Kits “Vamos Semear Ciência”. Desta vez explorámos o  Kit Crescer.
    Destas sessões ficou-nos um sentimento que gradualmente se foi aprofundando, e que nos fez passar a ter “um olhar mais atento e mais respeitoso sobre as nossas amigas plantas”. 
    Desta vez explorámos o Kit Crescer com a orientação habitual das Doutoras Catarina Reis e Aurora Moreira. Iniciámos com o carregamento dos nossos materiais na carrinha e com  alguns conselhos de ordem prática:
  • Alguns dos vasos, que são reutilizáveis,  não estão furados e por isso o “buraco” deve ser aberto com um lápis;
  • O gesso deve ser usado sempre com a supervisão de um adulto;
  • A terra compactada liberta algum pó, pelo que pode ser já colocada nos vasos;
  • As etiquetas, também reutilizáveis,  devem ser escritas a lápis; 
 
    De seguida foi apresentado o “Guia Crescer”, onde o Estufim apresenta, como é hábito,  de modo cativante, todas as atividades que se podem desenvolver com este Kit. Recordam-se aqui algumas informações que nos ficaram na “retina”, depois de o percorrer:
  • As plantas têm uma longevidade muito superior à dos animais. Há plantas que vivem até 9500 anos. Como é possível? Sim, as plantas vivem tanto tempo porque renovam os seus vasos condutores anualmente, ao contrário dos animais;
  •  As plantas colonizam os sítios mais inóspitos: passeios empedrados com “nesgas” de terra; rochas onde a planta se consegue agarrar; montanhas com uma grande altitude, com temperaturas muito baixas, ou, como o Kit Crescer exemplifica, usando como substrato o gesso. Não é espetacular?
  • O fototropismo, ou seja, a capacidade da planta se orientar para a fonte de luz e o geotropismo, ou seja a capacidade da planta reconhecer a força gravitacional fazendo crescer as suas raízes sempre na direção do centro da Terra, são outras atividades que podem ser desenvolvidas com este Kit.