3ª visita ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra- da baixa à alta pelo JBUC

12-06-2014 15:06

No dia 7 de junho o projeto “Plantas que Cheiram e que curam” realizou a sua 3ª visita ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Contando com a participação de cerca de 60 pais, alunos, professores e educadores que aceitaram o convite endereçado pela Associação de Pais de Avelar e Chão de Couce. Fomos recebidos pela Dra Catarina Reis e  pela Dra Helena  no Portão da Alegria, localizado na rua da Alegria, próxima do parque Verde e desconhecido para a quase totalidade dos participantes.

De referir que era neste local, não muito distante do rio Mondego, que no séc. XVIII chegaram os barcos com plantas para o Jardim Botânico.

Na nossa subida parámos em vários locais, sendo o primeiro a fonte dos 3 bicos que constitui a parte final do sistema  de rega por gravidade do Jardim Botânico que começa  bem lá em cima, na mina de água existente por baixo da Escola José Falcão.

Ficámos a saber que dada a dimensão do jardim, chegaram a trabalhar aqui cerca de 50 jardineiros (atualmente são só 5, número manifestamente insuficiente). Para coordenar o trabalho desta equipa existia um jardineiro chefe. Tivemos oportunidade de conhecer a casa onde vivia, em plena mata do jardim. agora abandonada.

Na subida para o Miradouro do Jardim, passámos por uma avenida com eucaliptos centenários, existindo  50 espécies diferentes. Contudo, existem dificuldades em identificar as várias espécies pois os seus sistemas reprodutores encontram-se muito próximos.

Chegados ao miradouro fomos brindados com uma vista magnifica para o rio mondego e com uma valente e rápida chuvada. Recompostos, seguimos caminho continuando sempre a usufruir de uma paisagem arrebatadora onde as “plantas são rainhas”. Atravessámos  o Bambuzal que é também abrigo  para várias espécies de aves e  verificámos que a espécie invasora “Espanta Lobos” está a ser controlada e está a recuar para bem da saúde do JB. Quase a chegar à zona aberta ao público, subimos a avenida das jacarandás e brincámos com as suas sementes, lançando-as ao ar para observar o seu movimento rotativo na descida de modo a disseminar para longe as sementes.

Já na parte alta do JB, observámos como a Figueira Estranguladora, com as suas raízes consegue avançar no terreno estrangulando as árvores à sua volta. Esta árvore não fica muito distante do Quadrado Central do JB, local onde os dois grupos se reuniram para tirar a fotografia de grupo.

Esta foi uma visita “da baixa à alta pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra”. Uma visita que nos deu uma perspetiva abrangente do JB, da diversidade de plantas que apresenta e que foi certamente muito importante para sensibilizar os participantes para a preservação deste valioso património.

  1. Ver fotografias
  2. Ver programa da visita