1ª sessão de formação Pais com Ciência no Jardim Botânico (29/junho/2013)

03-07-2013 14:04

     No dia 29 de junho, pais e professores deslocaram-se no Jardim Botânico de Coimbra, para participarem  na primeira sessão de formação, no âmbito das atividades do projeto Pais com Ciência.

Na formação estiveram também as docentes de Águeda, que estão a desenvolver o Germinar - Projeto educativo de sensibilização para a ciência no meio escolar e família.

    A sessão foi conduzida pela Dra. Catarina Reis e pela Dra. Aurora Moreira, numa sala “fresquinha”, onde não faltou um chá igualmente fresquinho para aliviar o calor que se fazia sentir lá fora.

    A Dra. Catarina deu início à sessão, referindo-se ao potencial de aprendizagem que as crianças e os jovens encerram, e ao modo como as atividades de um projeto desta natureza desenvolvem a observação, estimulam aprendizagens científicas de forma lúdica e contribuem para uma cidadania ambiental responsável.

    Despertou-nos para o que designou de cegueira para as plantas que estão à nossa volta, nos lugares onde vivemos e nas nossas escolas, e para a disponibilidade que estas nos oferecem para o desenvolvimento de aprendizagens muito diversificadas.

Seguidamente, foram-nos apresentados os vários kits botânicos – Kit colecionar, Kit medir e Kit crescer - a partir dos quais Vamos semear Ciência e descobrir a botânica em família. Estão ainda em construção e, mais tarde, teremos outras sessões de formação para aprendermos a explorar as atividades que os compõem.

    Foram-nos ainda apresentadas várias obras sobre a temática das árvores e das plantas, iniciando-se a apresentação por um conjunto de obras infanto-juvenis que, de forma lúdica e prazerosa, nos permitem transmitir às crianças conhecimentos e ensinamentos sobre a temática, ajudando-as ao mesmo tempo a descobrir e a ampliar a compreensão das coisas e do mundo que está à sua volta.

    Não faltaram também as sugestões de guias de campo e de outros livros de caráter mais técnico, alguns muito úteis e já utilizados por nós nas saídas de campo à Serra de Sicó.

    Para além do suporte papel, não foram esquecidos os recursos em linha e alguns e-books, disponíveis na web. Destacamos o sítio flora-on (https://flora-on.pt), onde podemos fazer pesquisas de nomes de plantas da flora portuguesa usando uma frase que caraterize essa planta (ex. plantas de cor vermelha). E não se pense que o Google faz o mesmo que este website, nada disso! Este é mesmo um sítio específico sobre a flora portuguesa! Experimente!

    Como frisou a Dra. Catarina Reis, não são tantos os livros sobre plantas como os que são sobre animais! Parece que na sociedade existe uma certa plant blindness, que releva as plantas para segundo plano!

    Finalmente, quando o calor começou a dar tréguas, fomos empurrados por uma borboleta que nos visitou inúmeras vezes na sala onde nos encontrávamos, e fomos explorar as potencialidades do mutante Jardim Botânico onde, em cada semana, tudo muda! O Jardim é sempre uma surpresa pois, a cada visita, somos surpreendidos por novas cores, novos cheiros e novas aprendizagens.

    E por falar em aprender, sabiam que existem ruas em Coimbra onde foram plantadas duas árvores que deixam cair pétalas de cor amarela e púrpura, exatamente as cores da bandeira da cidade?

    Sabem quais são essas árvores? São a tipuana e o jacarandá!

Aproveitem e passem pelo Jardim. Elas estão em flor e debaixo delas o chão cobre-se de amarelo e púrpura! Um espetáculo que não devem perder! Lindo!

    Ainda sobre as cores destas plantas, o Diário de Coimbra de 5 de julho tem uma notícia onde se pode saber mais e ficar a conhecer os locais onde se podem encontrar na cidade de Coimbra. Ler notícia