Visita ao Jardim Botânico de Coimbra

19-05-2013 10:00

    O projeto Pais com a Ciência - Plantas que Cheiram e que Curam – organizou, no dia 18 de maio, uma visita ao Jardim Botânico de Coimbra. Participaram cerca de cento e vinte pais, alunos e professores que se mostraram muito curiosos para descobrir o Jardim Botânico, um verdadeiro ex-libris da cidade de Coimbra, com uma área de 13,5 hectares. Os responsáveis do Jardim Botânico, na pessoa do seu diretor, Dr. Paulo Trincão, e da Dra. Catarina Reis, delinearam uma visita que incluiu a descoberta de toda a área clássica do Jardim e do bambuzal localizado, na mata.

    Os participantes foram divididos em dois grupos. Cada grupo fez o conjunto das atividades educativas (O mundo cabe no Jardim!, De que árvore é que eu caí?, Caixa de texturas, Corrida das folhas, Jogo da memória, Medir as árvores) e a visita guiada.

    No decorrer do percurso ficámos a conhecer estórias que fazem a história do Jardim. É comum ouvir-se perguntar Preto é, Galinha o fez em Coimbra? O que é?. A resposta, essa, está no portão principal de acesso ao Jardim, em ferro forjado, da autoria de Mestre Galinha, datado de 1884.

    O tempo, que no início da visita nos quis pregar algumas partidas, acabou por ajudar, embora tenha deixado pequenos charcos onde os mais novos se divertiram. Apesar de tudo, a exuberância e a beleza das árvores, das plantas e das flores superaram este contratempo!

   

 Foram muitas as curiosidades com que fomos confrontados, sendo estas algumas das que mais nos surpreenderam:

             - tulipeiros que mais não eram do que árvores que dão flores parecidas com as tulipas. E, pasmem, na Praça Costa Rego, em Avelar, no canteiro em frente à igreja, podemos observar um exemplar!

             - eucaliptos limão com folhas com cheiro a limão!

             - a figueira estranguladora, uma das árvores mais fotografadas do jardim, que à sua volta não deixa nenhuma árvore crescer, já que as suas raízes aéreas estão sempre prontas a estrangular  tudo à sua volta!

             - uma cica, considerada pelos biólogos um fóssil vivo, do tempo dos dinossauros!

             - uma estrelícia gigante que todos pensavam ser uma bananeira!

    O Jardim Botânico é um espaço cheio de surpresas. Mas para as descobrir é necessário percorrê-lo e conhecê-lo. Foi para isso que fizemos esta visita!