Sessão de formação prática no JBUC- Kits de atividades "Colecionar e Medir"

17-03-2014 16:58

    No início da semana recebemos a notícia que os materiais dos “Kits de atividades Semear Ciência” iam chegar ao JBUC e por isso neste sábado, dia 15 de março, tínhamos agendada uma formação prática para montar os Kits “Colecionar e Medir”. Assim, por volta das nove horas com um dia primaveril, com sol radiante e temperatura amena, fomos recebidos pelas Dr.as Catarina Reis e Aurora Moreira. Desta vez estiveram presentes, para além da coordenadora do projeto, Eng. Manuela Marques, a coordenadora das BE de Avelar – prof. Conceição Ferreira, o coordenador do Clube de Fotografia - prof. Mário Marinho e a Educadora Mimi Andrade.

    Começámos por fazer a verificação de todos os materiais dos Kits destinados à nossa associação, tendo contado com o apoio da junta de freguesia de Avelar, que nos facultou uma carrinha para transportar aquela quantidade imensa de material. Durante a verificação do material constatámos mais uma vez que as ilustrações existentes nos Kits, da autoria do designer Rui Veríssimo, são, sem dúvida, de imenso bom gosto e espetaculares. A nós já nos cativou e irá com certeza fazer o mesmo junto dos mais novos!

    Na segunda parte da sessão montámos os Kits Colecionar e Medir. Sob a orientação da Dra. Aurora Moreira e seguindo também uma lista de verificação, “arregaçámos as mangas” e começámos por montar a caixa exterior, adicionando depois todos os materiais necessários para realizar as atividades propostas no guia que acompanha cada Kit.

    No Kit Colecionar, o objetivo é recolher diferentes sementes, folhas e pétalas de flores,  como forma de sensibilização para a enorme diversidade de plantas que podemos encontrar à nossa volta. No Kit Medir, o objetivo é aprender a medir usando coisas diferentes usando diferentes padrões  e métodos; por exemplo: medir árvores medir sementes e folhas.

    No final a Dr.a Aurora Moreira percorreu  os guias, explicando  alguns pormenores do mesmos. Na última página os aluno podem colar o autocolante que indica que concluíram todas as atividades e avisam o JBUC (usando p.e o email) de modo a receber o emblema “Eu sei colecionar” ou “Eu sei medir”.

    Agora em Avelar e Chão de Couce vamos continuar os trabalhos começando com a distribuição do Kit Colecionar nas turmas do pré-escolar e no 1º e 2º ano do 1ºciclo.