Saída de campo no Anjo da Guarda

01-06-2013 17:01

    No dia 1 de junho, no âmbito do projeto “Plantas que cheiram e que curam”, foi organizada a primeira saída de campo pelas terras de Sicó, à Serra do Anjo da Guarda, na qual participaram cerca de cinquenta pessoas entre pais, avós, irmãos, alunos e professores.

    Os que participaram mostraram-se à altura de verdadeiros caminhantes. Para além de roupas leves e práticas, não faltaram os chapéus-de-sol, o calçado prático para caminhadas e a garrafa de água para acudir à sede, enquanto percorríamos a vertente inclinada da serra até aos moinhos. E, claro, não faltaram as máquinas fotográficas, umas mais amadoras e outras mais profissionais.

    E por falar em máquinas fotográficas, convém não esquecer que uma das finalidades desta saída de campo era a de fazer o registo fotográfico de plantas, arbustos e árvores para a construção do nosso herbário digital (e em papel).

    No entanto, era também finalidade desta caminhada dar a conhecer à comunidade educativa participante toda a riqueza de plantas aromáticas e medicinais existentes na nossa região.

    Assim, durante cerca de três horas, percorremos com os olhos o vasto espaço natural que envolve a serra, destacando aqui algumas das espécies que observámos, algumas delas ainda em flor: a erva de Santa Maria, a salva do monte, a madressilva, o funcho, várias orquídeas selvagens e a belíssima rosa-albardeira, que nesta altura já não conseguimos encontrar com flor, e muitas outras.

    Não pensem que foi fácil identificar as plantas. Para isso precisámos de guias e contámos com o saber de experiência feito da D. Maria de Jesus, avó da Madalena, que nos ajudou de modo brilhante nesta árdua tarefa de principiantes na arte de identificar ervas e plantas aromáticas.

    Além disso, com um grupo etário tão heterogéneo, nem sempre foi possível caminhar ao ritmo dos pequenos que, “impacientes”, andavam sem parar e depressa com o objetivo de chegaram rapidamente ao fim do percurso, onde podiam dar uns chutos nas bolas e fazer umas brincadeiras. Os mais curiosos, que eram também os mais lentos, sempre que encontravam uma planta faziam um grande alarido para que fosse vista e fotografada. E, claro está, atrasavam o passo!

    Foram muitas as situações divertidas e perigosas! Nem imaginam a de uma centopeia, com cerca de quinze centímetros, que decidiu atravessar rapidamente a estrada escaldante de terra batida, com cerca de três metros de largura! Nem foi possível fotografá-la! Esquivou-se, até encontrar refúgio seguro numa moita que estava para lá da estrada.

    E como não podia deixar de ser, depois de uma caminhada, lá estava um delicioso lanche à nossa espera. Bem merecido, sim senhora, pois o percurso foi longo e o dia estava quente, num tempo em que a Primavera teima em tardar.

    Esperamos que esta saída de campo, que foi muito agradável, possa ter sido o caminho aberto a outras caminhadas, por outros tantos lugares maravilhosos que podemos encontrar nesta nossa serra de Sicó.