Pais com a Ciência em formação no JBUC

15-01-2014 18:22

No dia 11 de janeiro, bem cedinho, lá nos dirigimos para a segunda sessão de formação no âmbito do projeto Pais com a Ciência. Mais uma vez, no Jardim Botânico de Coimbra, 

 fomos gentilmente recebidos pelas Dra. Catarina Reis  e Dra. Aurora Moreira.

Desta vez a sala estava cheia, já que estavam presentes  as três associações de pais que estão envolvidas neste projeto - APEE das escolas de Avelar e Chão de Couce, a APEE do Agrupamento Horizontal de Águeda e a APEE do Centro Educativo de Condeixa-a-Nova.

Esta segunda sessão de formação teve como principal objetivo dar a conhecer as atividades e o guia do Kit Colecionar, que estarão disponíveis no próximo mês de fevereiro.

O Kit Colecionar destina-se a um público-alvo com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos, e tem como objetivo principal “estimular a observação através da exploração de sementes, folhas e frutos”.

O Kit Colecionar é composto por um conjunto de materiais e tarefas, esta últimas orientadas pela nossa mascote , o Estufim, que tem o nome das pequenas estufas rasteiras existentes no Jardim Botânico.

Com o Kit Colecionar pretende-se que as crianças observem o que está à sua volta - em casa, na rua onde vivem, na escola,... - pelo que se propõem as seguintes atividades:

- Sementes - umas como, outras não;

- Folhas de todas as formas e feitios;

- O meu folhário;

- Paleta de pétalas;

- Da serra ao mar, plantas vou encontrar.

O Kit Colecionar vem acompanhado com o Guia Colecionar, que inclui uma breve apresentação para pais e filhos, faz a descrição das atividades e explora temáticas complementares. Traz ainda um conjunto de perguntas-desafio e um autocolante - “Eu sei colecionar”.

Após uma pequena e retemperadora pausa, acompanhada de um agradável chá quente, fomos fazer uma visita ao Jardim Botânico, desta vez  a espaços não autorizadas ao público em geral, aproveitando o bonito e solarengo dia de inverno.

Iniciámos a descida por uma rua ladeada de jacarandás e fomos descobrindo coisas muito curiosas, como as enormes sementes que podem ver nesta imagem.

Durante a  caminhada, a Dra. Catarina e a Dra Aurora não nos pouparam a interessantes e contextualizadas explicações, chamando a nossa atenção para a presença de plantas infestantes - os Espanta Lobos -  e ao modo como se pode fazer o seu controlo, bem como ao problema provocado pelo escaravelho das palmeiras, que afetou alguns exemplares do Jardim Botânico.

Assim, esta manhã foi mais um contributo para descobrirmos mais alguns aspetos do maravilhoso mundo das plantas e, deste modo, ficarmos mais preparados para dar continuidade ao nosso projeto.